Stakeholders (ou em português, parte interessada) são todos os indivíduos ou
organizações que estão direta ou indiretamente ligados à sua empresa ou instituição e que
podem contribuir para que sua empresa alcance os resultados esperados. Logo, o
desenvolvimento de uma relação saudável com todas as partes interessadas em seu negócio
pode se tornar uma vantagem competitiva perante o mercado.
Portanto, é preciso entender os tipos de stakeholders, sendo eles classificados como
diretos e indiretos.
- Diretos são àqueles que possuem contato direto com seu
negócio, como: Clientes, Fornecedores, Funcionários, Concorrentes; e que desempenham um
papel fundamental na tomada de decisão de um administrator em relação à sua empresa. - Indiretos são àqueles que possuem contato indireto com o negócio,
mas são de alguma forma afetados positiva ou negativamente em decorrência das atividades
da empresa, como: Governo, Comunidade, Instituições financeiras e reguladores.
Dessa forma, é preciso considerar o relacionamento que o administrador deve ter com
cada stakeholder, a fim de promover a satisfação, compensação financeira ou postura ética, de
acordo com a demanda de cada grupo interessado.
Com isso, manter um equilíbrio entre os stakeholderes, de acordo com suas
respectivas demandas, propicia à empresa alcançar seus resultados com uma maior facilidade
em relação aos seus concorrentes, formando assim uma vantagem competitiva.