BLOG


Conteúdo de apoio
para seu aprendizado

10S: Organizando sua empresa visando a maximização de resultados



18/04/2017, POR Diretoria de Qualidade


10s

A organização do ambiente empresarial é algo muito importante. Manter materiais em seus devidos lugares, um layout em ordem e a área de trabalho dos computadores apenas com o necessário colabora com a otimização do tempo e dos resultados. O 10S é uma ferramenta que pode auxiliar nessas tarefas cotidianas.

A ferramenta 10S visa promover uma melhora no ambiente de trabalho, conscientizando todos de que é possível contribuir com pequenas atitudes e hábitos e fazer uma grande mudança. O “S” de “10S” representa os 10 sensos que são avaliados nessa metodologia. São eles:

  • Senso de Utilização: consiste em manter apenas o que é necessário no ambiente de trabalho. Ou seja, mantendo materiais usados constantemente, usados ocasionalmente e usados raramente, mas necessários.
  • Senso de Ordenação: determina que cada coisa deve estar em seu respectivo lugar. Um ambiente em ordem promove um melhor fluxo de ideias e pessoas.
  • Senso de Limpeza: manter um ambiente limpo faz com que as pessoas tenham mais prazer em trabalhar, bem como manter dados e informações organizados.
  • Senso de Saúde: criar condições favoráveis à saúde física e mental, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns, zelar pela higiene pessoal e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão.
  • Senso de Disciplina: desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais.
  • Senso de Determinação e União: visa desenvolver a prática do trabalho em equipe em todas as esferas da organização, através da união de gestores e empregados. Busca a comunicação, motivação, liderança e comprometimento.
  • Senso de Treinamentos: visa o treinamento do profissional e educação do ser humano, permitindo qualificar o profissional e engrandecer o ser humano que passa a ter maior empregabilidade.
  • Senso de Economia e Combate aos Desperdícios: estimula os colaboradores para que criem novas alternativas de redução de perdas de materiais e serviços, contribuindo com a prática da reciclagem e com o meio ambiente.
  • Senso dos Princípios Morais e Éticos: busca prezar pela ética e ser capaz de voltar esforços para objetivos mais importantes da empresa. Seguir os padrões de conduta estipulados e conseguir definir o que é certo e o que é errado.
  • Senso de Responsabilidade Social: preza pelo compromisso com a sociedade, incentivando a própria   empresa   e   seus   funcionários à realização de  trabalho  voluntário,  atendendo  entidades   e  pessoas carentes.

A partir da boa utilização dessa ferramenta como por exemplo em dinâmicas a respeito e auditorias. Assim, pode-se alcançar uma melhoria na qualidade de vida na empresa, melhoria na atmosfera e ambiente de trabalho, se estimula a criatividade, aprimoram-se as atitudes e também há uma redução de custos.




Loading Facebook Comments ...
Voltar ao Topo