BLOG


Conteúdo de apoio
para seu aprendizado

Atualidade: a importância de se ter um controle econômico financeiro da sua empresa



05/04/2017, POR Yoran Edson (yoran.paula@gmail.com); Leticia Coelho (coelho.csl1@gmail.com) e Gabriel Machado (gabrielmachado91295@gmail.com)


controle econômico financeiro

O mercado global exige que as micro e pequenas empresas adotem sistemas que auxiliem no seu controle econômico-financeiro para servirem como base nas tomadas de decisões. Essas decisões podem ser cruciais para o futuro da empresa, pois é um fator que pode comprometer sua competitividade e sobrevivência no mercado. Nessas situações, ter esse controle contábil efetivo faz com que o empresário tome boas decisões e antecipe ações para que a empresa possa crescer cada vez mais.

Então, o que fazer para ter um controle contábil eficiente? O procedimento básico é se pautar em um postulado contábil chamado Postulado da Entidade. Esse postulado diz que o dinheiro da empresa não pode se misturar com o dinheiro pessoal do empresário. Ou seja, o dinheiro da empresa é para ser gasto com as despesas da empresa, assim como o dinheiro pessoal é para ser gasto com suas despesas pessoais.

Além disso, é muito importante que se tenha um controle de fluxo de caixa, onde serão registrados todas as despesas e receitas, mês a mês, da empresa. Contudo, para que esse controle seja eficaz, é necessário que o empresário guarde todas as notas fiscais provenientes das despesas e receitas da empresa para que, no fim do mês, seja possível verificar se o dinheiro do fluxo está batendo com o dinheiro que está no caixa e no banco da empresa.

Administrar uma empresa requer muita responsabilidade e atenção, por isso é necessário que se utilize da melhor forma os procedimentos contábeis, pois são fundamentais para o bom funcionamento da empresa. O principal benefício que uma boa contabilidade traz para a sua empresa, é um melhor equilíbrio entre as receitas e as despesas, possibilitando assim, uma boa remuneração para seus empregados e próprio empresário, além de determinar uma boa margem de lucro e saber a hora de investir.

Gostaria de conhecer mais sobre nossos serviços na área financeira, clique aqui!

 




Loading Facebook Comments ...
Voltar ao Topo