BLOG


Conteúdo de apoio
para seu aprendizado

Capital de Risco: Uma forma de ajudar seu negócio a crescer



15/02/2017, POR Autor UFLA Jr.


O nome capital de risco, ou capital empreendedor, é dado não pelo risco do seu capital investido, mas sim pelo retorno esperado, que consequentemente é idêntico ao risco que um investidor corre. Este tipo de capital é um investimento em organizações que estão em formação ou em organizações já formadas e que precisam de recursos para acompanhar o seu crescimento.

Geralmente, além do investimento em capital financeiro, o investidor tem direito de voz dentro da empresa, visto que existem casos de investimentos de até 40% (quarenta por cento) em ações, dando direito a participação na tomada de decisões. O retorno deste capital é de 2 (dois) a 10 (dez) anos, onde, após esse período, o investidor pode vender as suas ações ou reinvestir elas na organização e buscar cargos de decisão e liderança dentro dela.

Tipos de investimentos de risco

Existem dois tipos de investimentos de risco, são eles: Semente (pequenos capitais de risco que são utilizados para fazer “germinar” um projeto inovador, aqui o risco é bastante elevado) e Venture Capital (capital de risco que contribui nas etapas iniciais de desenvolvimento de um empreendimento). Este último pode ser traduzido em capital empreendedor ou capital de oportunidade, visto que é uma oportunidade para empresas que estão em estágios iniciais, que tem grande potencial ou que estão em crescimento acentuado, mas precisam de dinheiro para dar o próximo passo rumo ao topo.

O empreendedorismo está crescendo muito no Brasil. Para empresários que veem um potencial de crescimento na sua empresa e que estão se sobressaindo aos demais da sua área, mas precisam de dinheiro para dar o próximo passo e ser referência no mercado, o capital de risco é uma ótima opção.



Loading Facebook Comments ...
Voltar ao Topo