BLOG


Conteúdo de apoio
para seu aprendizado

Como desenvolver o ambiente organizacional de sua empresa



28/11/2016, POR Autor UFLA Jr.


logo-clima-organizacional

 

O ambiente organizacional é muito importante para rendimento de qualquer empresa, está diretamente ligada na satisfação ou insatisfação do funcionário e afeta diretamente no desempenho da organização. Ter um bom clima organizacional, um ambiente saudável, ajuda a produzir mais (opinião unânime entre especialistas da área de Recursos Humanos), propicia que funcionários trabalhem alinhados à missão, visão e valores da empresa. Além de facilitar a gestão interna no que tange aspectos que configuram o momento motivacional, e também alinhando o pensamento entre os stakeholders da empresa.

Por outro lado, um clima organizacional “pesado” é um forte fator desmotivador para o trabalho individual e em equipe dentro da organização. Não propicia um ambiente de trabalho favorável aos funcionários, e a queda de produção torna-se inevitável. Neste sentido, dificulta as tomadas de decisões, tendo em vista que a gestão interna pode não estar alinhada com a cultura da empresa.

Uma das formas de auxiliar a gestão do ambiente interno e buscar o bom clima organizacional é a Pesquisa de Clima. Através dela consegue-se mapear o ambiente interno da empresa e detectar os focos dos problemas, criando também um canal de comunicação com os colaboradores, dando a eles um sentimento de participação, onde terão a percepção que seus pensamentos importam na Administração da organização e, como consequência, os funcionários adquirem o orgulho de pertencimento.

Com isso, há um melhor desempenho da organização como um todo, havendo motivação para os funcionários alinharem os pensamentos. Consequentemente, tem-se o aumento da produtividade, tornando a empresa mais competitiva no mercado em que atua.

Na Pesquisa de Clima Organizacional, devem ser abordadas questões de diferentes variáveis para entender e detectar os diferentes problemas que possam existir. Questões que tratem do trabalho em si, como carga horária e suficiência de trabalho; questões salariais; de estilo gerencial, que aborda a satisfação com a chefia da empresa; questões de comunicação, que busca o conhecimento que as pessoas têm sobre os fatos da empresa; questões de desenvolvimento profissional, tais como treinamentos, promoções e plano de carreira; sobre a imagem da empresa que busca conhecer o sentimento das pessoas em relação a ela.

Pode-se abordar, também, qualquer questão que for de interesse da gestão interna, ressaltando que não deve ser um questionário engessado. O bom clima organizacional é de suma importância para empresa de qualquer natureza, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Manter-se competitiva no mercado aumentando a produtividade são algumas vantagens diretamente ligadas ao bom ambiente interno, sendo a pesquisa de Clima Organizacional como forma de se gerir e alcançar o bom clima.

É importante lembrar que, ao adotar essa pesquisa, você deve entender a cultura de sua empresa, além de preparar e treinar os funcionários sobre como respondê-la. Sem esse treinamento as respostas obtidas podem não ser satisfatórias, não rendendo tanto quanto o esperado.’



Loading Facebook Comments ...

1 pensamento em “Como desenvolver o ambiente organizacional de sua empresa”

Comments are closed.

Voltar ao Topo