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Conheça os motivos para praticar Endomarketing na sua empresa



10/03/2017, POR Diretoria de Gestão de Pessoas, UFLA Júnior Consultoria Administrativa


Um grande problema das empresas, atualmente, é a tendência que existe dos executivos em limitarem as suas estratégias de negócios ao Marketing, visando conquistar um alto nível competitivo no mercado e um número cada vez maior de clientes. Com isso, acabam deixando de lado os seus clientes internos, que são os membros da organização.

Para atender a essa demanda, surge o Endomarketing, que é uma área relativamente nova da Administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional para uso no ambiente interno das corporações. Essa área traz como foco o cliente interno, ou seja, os funcionários. Assim, torna-se importante “vender” a ideia da empresa para seus membros, difundindo a cultura empresarial de forma homogênea por todos os colaboradores, independente da hierarquia presente, para que eles se tornem aliados do negócio, responsáveis pelo sucesso da corporação e preocupados com seus desempenhos.

As ações desenvolvidas pelo Endomarketing estabelecem solidez nos relacionamentos interpessoais, possibilitando o desenvolvimento positivo da auto estima dos membros e disseminando a prática da empatia e da afetividade. O resgate dos relacionamentos interpessoais é considerado fator de competitividade e de valorização do papel individual dentro da empresa.

O grande desafio, então, está em criar ou tornar os ambientes internos produtivos e favoráveis, que possam atender, com qualidade, às necessidades externas. A criação de um ambiente de interação baseado nos valores compartilhados é um ponto que se deve levar em consideração, além da valorização do indivíduo perante o seu grupo, a integração baseada nos valores e objetivos da empresa.

Recompensas e prêmios dirigidos ao grupo para que todos se beneficiem dos resultados positivos são algumas das ferramentas usadas para a aplicação do Endomarketing. Atrelado a isso, o envolvimento dos funcionários no planejamento e na tomada de decisão e a delegação de poderes também são boas estratégias para a implementação da ideia na empresa.

Os benefícios que o Endomarketing traz para cada empresa tende a se diferenciar, pelo fato de não ser uma ciência exata. Porém, é possível observar que sua prática traz resultados satisfatórios para a empresa. Os membros passam a ter uma maior consciência sobre o trabalho que realizam, gerando assim uma conexão entre o funcionário e a organização. Com uma mensagem sendo disseminada homogeneamente, os colaboradores entram em sintonia com os valores da organização, a comunicação interna melhora e as informações fluem mais facilmente, tornando o trabalho mais simples e promovendo um alinhamento mais fácil entre empresa e funcionário.

Investir apenas na propaganda externa pode provocar um esquecimento dos clientes internos, que são os responsáveis por entregar o produto ao cliente externo. Portanto, a empresa deve, primeiramente, conquistar seus colaboradores, motivá-los e instigá-los a buscar os mesmos objetivos. Além da implantação de um programa de Endomarketing, as atitudes relacionadas a ele podem ser expressas no dia a dia, nos pequenos detalhes, nos itens de convivência, nas atividades que não representam custo para a empresa, mas que demonstram respeito e consideração ao elemento humano.



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