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A importância de um gerenciamento de parcerias efetivo



31/05/2017, POR Autor UFLA Jr.


Em um mercado altamente competitivo é importante e recomendável ter uma rede de contatos e parceiros que combinem forças com sua empresa, a fim de alcançar objetivos estratégicos.

É fato que estamos vivenciando uma crise econômica e política sobre a qual não temos controle nem estimativa do seu fim, mas é importante ter visão e perseverança em momentos como esse, buscando meios de sobrevivência e oportunidades de crescimento mesmo com as adversidades. Um meio de sobrevivência, capaz de contribuir para o crescimento de uma organização é a implementação de um gerenciamento de parcerias efetivo ao aliar forças entre a empresa e seus parceiros a fim de alcançar metas e encontrar oportunidades no mercado.

Entretanto, é necessário ter bastante cuidado com a prospecção de potenciais parceiros, pois é preciso analisar se eles realmente irão agregar à empresa, e em contrapartida, como ela retribuirá, estabelecendo assim, uma relação de troca, em que os dois lados saem ganhando.

 

Como saber se o potencial parceiro irá agregar valor ao seu empreendimento?

 

É simples, basta analisar o planejamento estratégico da sua empresa. Ou seja, se os benefícios que o parceiro pode proporcionar estão alinhados à estratégia da empresa, de modo a possibilitar o alcance dos objetivos, indicadores e metas estratégicas, a parceria possui grandes chances de ser bem sucedida.

Você pode estar se perguntando “Como vou dar o primeiro passo para obter uma parceria efetiva?” e para que isso aconteça, o mercado em que atua deve ser analisado. Ao identificar potenciais parceiros, faz-se necessário um primeiro contato, visitando empresas e posteriormente marcando reuniões que possam esclarecer como a parceria ocorrerá. Ao entrar em um consenso, é importante que seja feito um contrato.

 

Após a captação de parcerias, o que fazer para que ela tenha continuidade?

 

É necessário um controle periódico para analisar o andamento e a efetividade da parceria. A realização de feedback é uma ferramenta que serve de auxílio para esse procedimento. Além disso, é de extrema importância que os membros de uma empresa tenham conhecimento da necessidade de manter uma relação harmônica com os colaboradores.

Por fim, resta colher os frutos de uma parceria efetiva como a que possuímos em nossa empresa júnior. A Associação Comercial dos Dirigentes e Lojistas de Lavras (CDL) e o SEBRAE estão sempre estão sempre nos auxiliando a alcançar objetivos estratégicos, como captação de projetos, estreitamento de laços com stakeholders chaves e fortalecimento da imagem da UFLA Júnior, além de nos apoiarem no evento que realizamos anualmente, o Encontro Regional de Administradores (ERA). Caso contrário, é necessário repensar a continuidade de uma parceria que não tenha proporcionado benefícios alinhados ao planejamento estratégico de sua  empresa, o replanejamento da mesma ou até mesmo, extinção.



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