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Qualidade de vida no trabalho – Motivação, Reconhecimento e Planejamento



21/06/2017, POR Autor UFLA Jr.


qualidade de vida no trabalho

É comum se escutar sobre a qualidade de vida no trabalho, mais especificamente, sobre a falta dela. Em empresas, não importa o porte, existem problemas como a má distribuição de trabalho, planos de cargos e salários que não atendem às necessidades dos empreendedores e dos funcionários e falhas de planejamento no geral.

A qualidade não deve se dar apenas nos processos da empresa, mas também nas relações das pessoas, no que elas esperam em relação ao seu trabalho (suas expectativas) e no reconhecimento dos funcionários. Entrando nesse âmbito, vale lembrar que a motivação e as práticas de reconhecimento podem ter variações quanto à sua efetividade de acordo com a pessoa e suas percepções.

Motivação

Motivação em sí é algo muito amplo e difícil de mensurar, pode ter vários significados e vai de acordo com a pessoa que a interpreta. Pode partir de bonificações salariais, de ser o funcionário do mês, subir de cargo, da oferta de viagens, entre outros. Muitas vezes o reconhecimento está correlacionado à motivação.

Reconhecimento

Entrando agora numa questão do reconhecimento ele pode ser praticado de forma coletiva (reconhecer que foram os esforços de toda equipe da empresa que colaboraram para os bons resultados atuais desta) ou de forma individual (reconhecendo aquele que mais trabalhou no período, o que mais vendeu, entre outros).

Precisa-se que os empreendedores tenham uma visão holística do negócio a ponto de saber quais são as práticas de motivação e reconhecimento que irão agradar à maior parte de seus funcionários (digo a maior parte porque é bem difícil que algo agrade a todos).

Com uma boa prática de reconhecimento dentro da empresa, esta pode culminar em uma motivação maior dos funcionários e ocasionalmente aumentar a qualidade de vida dentro da percepção dos que trabalham na organização.

Planejamento

Outra esfera muito importante é o planejamento. O planejamento, ou a falta deste, podem afetar diretamente na qualidade de vida, uma vez que a falta deste pode ocasionar uma futura sobrecarga de atividades e o engessamento da estrutura empresarial.

Obtemos então um tripé: Motivação, Reconhecimento e Planejamento. Sendo executadas simultaneamente ações em cima de cada um destes 3 aspectos viabiliza-se uma qualidade de vida maior no trabalho, o que afeta positivamente no clima organizacional e na satisfação dos funcionários.

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