BLOG


Conteúdo de apoio
para seu aprendizado

Saiba o que são Leads e como podem ser úteis para sua empresa



09/06/2017, POR Autor Diretoria de Marketing


Toda empresa com fins lucrativos depende da venda de seus produtos ou serviços para sobreviver. Em outras palavras, a instituição é dependente de seus clientes. Tendo em vista esta dependência crucial para o resultado da empresa, não se pode contar com a sorte para que o cliente chegue a fechar negócio. E é exatamente pensando nesta prospecção que discutiremos sobre a geração de Leads e como isso pode ajudar sua empresa.

Mas, afinal, o que são Leads?

Lead nada mais é que um contato qualificado de uma pessoa ou empresa que demostra estar interessada em seu produto ou serviço. Gerar um Lead é criar oportunidades de negócio para sua empresa, é obter informações de um possível cliente (nome, e-mail, telefone, cargo) em troca de uma oferta gratuita de valor. Assim, um Lead é gerado toda vez que alguém demonstra interesse no seu negócio ou quer saber mais sobre sua empresa, a ponto de fornecer informações em troca destas ofertas.

E o que eles têm a ver com o Facebook?

Para gerar um Lead é preciso saber onde encontra-los. Tendo em vista o avanço do marketing digital e a grande evolução das mídias sociais, não se pode deixar de associar uma rede social à geração de Lead para o seu negócio.

Hoje em dia o Facebook é mais que apenas um meio de se fazer amigos, ele se transforma em um meio de se fazer negócio. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Facebook permite segmentações poderosas, superando todas as outras redes sociais em termos de engajamento, com mais de 1,5 bilhão de pesquisas diárias. Nele é possível explorar vários tipos de conteúdo (posts de blogs, oferta de produtos os serviços, concursos etc..).

Agora, já definido o meio de comunicação com possíveis futuros clientes, é necessário gerar uma oferta através do serviço de anúncios do Facebook, por exemplo, que chame a atenção de seu cliente e o cative a ponto de se gerar um Lead. Para isso, existem dois tipos principais de ofertas: as Diretas e as Indiretas.

As Indiretas são aquelas voltadas às etapas mais iniciais da jornada de compra, e não falam diretamente de uma solução ou um produto, geralmente são conteúdos educativos (que também fazem parte da jornada de compra de um Lead). Já as Diretas são aquelas bem voltadas às compras, é feita com o cliente que já tem noção de seu problema e está pronto para fechar uma compra.

Uma vez que qualquer usuário do Facebook se interessa no conteúdo gerado pela sua empresa, torna-se apta a geração de um Lead. Agora as informações podem ser convenientemente recolhidas. Logo, cria-se um banco de dados onde são captados o nome, telefone, e-mail, cargo, empresa, data de aniversário, tudo de um potencial cliente para seu estabelecimento.

É válido destacar que uma vez que o Lead é gerado, deve-se sacia-lo com informações cada vez mais direcionadas à venda de seus produtos ou serviços, para que ele se torne efetivamente um cliente de sua empresa. Caso isso não ocorra, ele se esquece da oferta gerada e todo o trabalho até então se torna em vão.

De nada adianta gerar Leads e não manter contato com eles!

Portanto, é de suma importância continuar mantendo um contanto periódico com este Lead, o qual pode ser feito através de email marketing, telemarketing, cold calling, ou outras modalidades. Não é recomendado ficar longos períodos de tempo sem se comunicar, tampouco ser repetitivo e insistente. O tempo máximo recomendado que seu Lead pode ficar sem possuir informações da sua empresa é de 45 dias.

Gerando Leads, conquista-se um controle maior de possíveis clientes, facilita-se a prospecção de novos clientes e a tendência é que cada vez mais pessoas se tornem clientes ativos de sua empresa.



Loading Facebook Comments ...
Voltar ao Topo