Blog
Ufla Júnior

4 dicas para manter a saúde financeira da sua empresa

10 de Janeiro de 2019 11:14

Na administração, a área financeira é considerada como a ciência social aplicada. Expõem, como as decisões humanas influencia numericamente nos resultados da empresa. Para o sucesso do empreendimento a gestão financeira é essencial. Quando se tem a área financeira bem clara e organizada é possível tomar várias decisões embasadas em cálculos atuais e projeções futuras. Para o pequeno empresário as dicas a seguir serão de suma importância.

O Balanço Perguntado

As metodologias do Balanço Perguntado são para micro e pequenos empresários que não possuem uma Demonstração de Resultado do Exercício, onde por meio de perguntas em formato de entrevista o dono do empreendimento lista toda sua parte financeira. Os benefícios de ter uma DRE são inúmeros como poder tomar decisões de prazos de pagamento, ter uma visão holística do negócio procurando lacunas onde exige um maior recurso financeiro e saber onde deve se investir. A metodologia é muito simples e aplicável, consiste nas perguntas chaves a seguir para criar o Balanço:

  • Quantidade de meses em análise
  • Faturamento do período
  • Caixa
  • Contas a receber
  • Estoque no inicio do período
  • Estoque atual
  • Bens da empresa
  • Contas a pagar
  • Financiamentos
  • Salários
  • Tributos
  • Resultado financeiro

Projeções para os possíveis cenários (grau de alavancagem)

Para poder tomar atitudes pensando no futuro é importante entender o que essas atitudes acarretaram para a sua empresa. A decisão de incluir mais um produto, diminuir ou aumentar o preço final do produto pode mudar o seu resultado financeiro, e para isso as projeções de vendas são muito importantes. A projeção é feita através da estimativa de vendas e como elas influencia no seu balanço, é feita em diversos cenários como por exemplo o otimista, realista e pessimista. Em cima dessas projeções o empreendedor pode adicionar indicadores e metas como o grau de alavancagem operacional que mede em porcentagem a diferença de um período para o outro o quanto a empresa se diferenciou de resultado financeiro.

Separe a pessoa física da jurídica

Um problema comum no Brasil em geral é a mistura de capital da empresa e capital do dono. Saber realmente o seu lucro, encontrar o seu Pró-labore (salário do empresário) e manter uma transparência perante seus funcionários são alguns dos benefícios de separar o capital. Sem a separação fica praticamente impossível analisar os resultados financeiros da empresa, uma vez que o fluxo de caixa sofre a influência negativa do caixa pessoal do empresário ou dos sócios. 

Precificação

Existem muitas variáveis que influencia no preço final do produto ou serviço, tantos fatores externos como internos. Nos fatores internos a questão financeira é muito importante, uma metodologia interessante é a que considera o custo da fabricação do produto, os impostos e a porcentagem de lucro desejada para que se tenha um resultado interessante em cima de cada produto. Mas é sempre bom lembrar que o valor final do produto deve levar em conta as análises mercadológicas em geral, o período de venda e o lucro desejado.

Compartilhe este artigo