Blog
Ufla Júnior

A importância da Cultura Organizacional e como fortalecê-la na sua empresa

14 de dezembro de 2018 12:43

A cultura organizacional está presente em toda empresa, geralmente surge de forma natural e muitas vezes está fora do controle do empresário. Entretanto, é necessário observar que esse elemento, muitas vezes desvalorizado pela maioria dos gestores, tem grande relevância, mesmo que de forma implícita, no comportamento dos funcionários e na sua produtividade.

A cultura organizacional é, de maneira simplista, a forma como as coisas são feitas naquele ambiente. O bom relacionamento entre os colaboradores, a boa comunicação com a diretoria, a motivação no trabalho, a sinergia e o engajamento são consequências da cultura no ambiente de trabalho. É de extrema importância que todas as peças de uma organização sejam parte desse movimento, para que os objetivos individuais estejam alinhados aos objetivos da empresa. Portanto, o que faz com que os colaboradores tenham vontade de fazer a empresa crescer, junto com o crescimento profissional de cada um, é efeito de uma cultura forte e bem estabelecida.

Pode- se dizer que um dos maiores exemplos de empresa com uma cultura organizacional bem consolidada, é a Google, referência em qualidade de vida no trabalho. Porém, trabalhar a cultura organizacional, de forma a reter talentos e engajá-los a atingir um objetivo comum, não é exclusividade de empresas de grande porte. Veja abaixo algumas maneiras de desenvolver a cultura organizacional na sua micro ou pequena empresa:

Preze pelo orgulho de pertencer

O primeiro passo para fortalecer a cultura da sua empresa é estimular os funcionários a terem orgulho de fazer parte daquela equipe. Isso pode ser feito por meio de estratégias de Endomarketing, que são métodos de promover uma boa imagem da organização perante os próprios colaboradores, através do reconhecimento pelo serviço prestado e realização de eventos, por exemplo.

Propague os valores

Os valores de uma organização são a base para a tomada de decisões, inclusive na hora de contratar. Dessa forma, é de grande importância que os funcionários, mesmo os mais antigos, estejam alinhados com esses valores.

Compartilhe a visão e as metas

Compartilhar a projeção de futuro da empresa é essencial para se criar a sensação de unidade dentro da organização. Um funcionário que sabe quais são os objetivos que a empresa almeja alcançar, sabe o que deve fazer para chegar a esse resultado, e entende que, se a empresa vai bem, sua carreira tende a seguir o mesmo caminho.

Já está pronto para implementar essas estratégias na sua organização?

Afinal, nas palavras de Peter Drucker, o pai da administração moderna: “A cultura devora a estratégia no café da manhã”. O que significa que, sem uma cultura organizacional bem estabelecida, estratégia nenhuma tem força para ser concretizada.

Compartilhe este artigo