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Ufla Júnior

A Importância de se ter uma Equipe motivada e Como fazer isso

20 de agosto de 2018 18:47

Um dos grandes desafios dos gestores atualmente é manter uma equipe
motivada a ponto de alcançar melhores resultados. A motivação é algo que
estimula e incentiva o comportamento humano, gerando determinada ação de
acordo com as necessidades do indivíduo. Por isso, fazer algo sem estar
motivado dificulta que resultados esperados sejam alcançados com excelência.
Em um contexto empresarial, uma equipe motivada tende a trazer melhores
resultados para a empresa, porém, não se motiva uma equipe de forma geral,
para que isso ocorra, é necessário compreender as necessidades de cada
membro, e aqui vão algumas dicas que auxiliam os gestores a proporcionarem
para os seus colaboradores um ambiente de trabalho onde todos estão
motivados:
 Esteja Aberto a Sugestões

É essencial que os gestores tenham sempre a mente aberta para receber
sugestões. No caso de uma empresa que lida diretamente com processos de
produção, por exemplo, o funcionário que lida diariamente com esses
processos, muitas das vezes pode ter uma visão mais crítica em relação as
suas tarefas, e ter essa abertura para expressar sua opinião faz com que ele se
sinta reconhecido dentro da empresa. Vale ressaltar que o importante não é

apenas ouvir, mas também mostrar que de alguma forma o que foi passado
pelo colaborar é levado em consideração.

 Dê Feedbacks
Essa é uma oportunidade de fortalecer relacionamentos e ao mesmo tempo
gerar aprendizado. Ao dar um feedback, a comunicação entre gestor e
colaborador melhora e permite que o entrosamento entre as partes aumente,
possibilitando um ambiente mais cooperativo. Além disso, essa é uma
oportunidade de reconhecer aqueles que estão fazendo um bom trabalho e
orientar aqueles que ainda não se adaptaram, através de dicas ou estratégias,
por exemplo.

 Seja Flexível
Os funcionários não são máquinas, e por isso cada um tem necessidades,
enfrentam dificuldades ou situações individuais que devem ser levadas em
consideração. Por isso, quando necessário, concessões podem ser feitas,
negociar horários ou até mesmo questões salariais, por exemplo.

 Reconheça o Trabalho Feito

Na maioria das vezes, todo comportamento tem por trás uma intenção
positiva, e em um ambiente empresarial isso não é diferente. Demonstre
reconhecimento pelas atitudes positivas de seus funcionários. Expresse
isso sempre que perceber que de certa forma ele se dedicou de uma forma
diferente para determinada atividade. Cumprimente, parabenize, elogie. As
pessoas se sentem felizes quando são notadas e reconhecidas.

Essas são apenas algumas dicas para se alcançar um ambiente empresarial
onde mais pessoas se sentem motivadas a trabalhar. Por mais que se realize
investimentos em estrutura, tecnologias, produtos e maquinários, as pessoas
ainda são o bem mais precioso de todas as empresas. Um ambiente de

trabalho onde todos estão motivados depende excepcionalmente das atitudes
de liderança do gestor, e a base disso está na comunicação entre líder e
liderados. Tenha cuidado com broncas desnecessárias, com a maneira como
se comunica, procure sempre tem um relacionamento mais próximo e
dissemine os objetivos da empresa de forma clara, pois dessa forma, sem
dúvidas sua empresa alcançará melhores resultados através de um ambiente
motivador.

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