Blog
Ufla Júnior

A Importância de uma Comunicação Eficaz para o Desenvolvimento Organizacional 

1 de Maio de 2020 8:48

 

Ter uma comunicação eficaz dentro de uma organização é algo fundamental para seu bom funcionamento, mas infelizmente, muitos gestores não reconhecem sua verdadeira importância.

A comunicação empresarial vai muito além de um simples repasse de informações. Uma comunicação eficaz, isto é, transparente, clara e objetiva, influência em vários fatores dentro da empresa. Aqui vão alguns exemplos:

  • Uma boa comunicação melhora o clima organizacional -quando há uma comunicação rápida e eficaz, os funcionários têm uma melhor interação entre si, e muitas vezes, por causa dessa facilidade, evitam muitas discussões desnecessárias e fofocas dentro da empresa.

 

  • Aumenta a produtividade interna – quando os funcionários entendem melhor os objetivos da empresa, e qual o impacto do seu trabalho dentro dela, é natural que eles se sintam motivados e queiram produzir mais para o benefício mutuo da empresa.

 

  • Reduz o impacto de uma crise – em situações difíceis, em que os gestores são transparentes com os funcionários, é natural que todos tentem se unir em prol da empresa para enfrentar a crise. Mas para isso, é importante que a visão de todos esteja alinhada com a da empresa.

 

Apenas com esses pontos já é o suficiente para entender que, para uma organização ter um bom funcionamento, é necessário que ela tenha uma comunicação interna muito eficaz. Algumas dicas para isso são: ter assertividade no que você quer passar, conhecer quem vai receber a mensagem (ninguém é igual, alguns podem interpretar de maneira diferente) e dar feedbacks sobre como a informação foi repassada (todo feedback é útil para a melhoria individual de cada um).

 

João Victor Reis

Compartilhe este artigo