Blog
Ufla Júnior

As 9 áreas do gerenciamento

28 de Janeiro de 2019 15:37

O guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um conjunto de práticas na gestão de projetos que nos traz diversas informações a respeito de processos, ferramentas e técnicas para a gerência de projetos. Dentro desse guia, é possível encontrar as nove áreas do gerenciamento de projetos. Cada uma dessas áreas é definida por suas respectivas áreas de conhecimento, que são: Integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisição.

A integração é área responsável pela administração dos processos que envolvem o controle das atividades da equipe de gerenciamento. Ela funciona por meio de processos como o desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto, orientando e gerenciando a execução do projeto.

O escopo tem a função de assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário para que seja realizado de maneira correta, e que se conclua com sucesso. Envolve processos como a coleta de requisitos, a criação da EAP (Estrutura Analítica de Projetos), entre outros.

O tempo é a área que estipula toda a questão de cronogramas e prazos, para que o projeto seja concluído na data correta. Envolve processos como: definição de atividades, desenvolvimento de cronograma, controle de cronograma, entre outras.

O custo é a área envolvida no gerenciamento do orçamento, para que o projeto seja concluído de forma a não ultrapassar o orçamento aprovado inicialmente. Possui processos como a estimativa de custos, a determinação do orçamento e controle de custos.

A qualidade tem como função garantir que o projeto seja concluído satisfazendo os objetivos para os quais foi realizado. Seus processos envolvem: planejar a qualidade, realizar a garantia e realizar o controle da qualidade.

Recursos humanos é a área que gerencia e organiza a equipe do projeto. Ela geralmente possui o objetivo de determinar o perfil dos profissionais e inclui processos como a mobilização da equipe do projeto, desenvolver a equipe, gerenciamento da equipe.

A comunicação é a área responsável pelo gerenciamento de informações obtidas durante e após a realização do projeto. Possui processos como: identificação das partes interessadas, planejamento das comunicações, distribuição das informações.

A área de riscos tem como função o gerenciamento de possíveis riscos durante a realização projeto e seus processos envolvem a identificação de riscos, a realização de análises qualitativas dos riscos, entre outros.

E por fim, a área de aquisições fica responsável pelo gerenciamento de compras de produtos necessários para a realização do projeto, seus processos são: planejar as aquisições, realizar as aquisições, administrar essas aquisições e encerrar essas aquisições, caso necessário.

 

Essas são as nove áreas do gerenciamento, e quando colocadas em prática de maneira adequada tendem a direcionar bem a realização dos projetos.

Compartilhe este artigo