Blog
Ufla Júnior

Avaliação de Desempenho: uma aliada para a eficiência dos funcionários

23 de novembro de 2018 9:58

Seus funcionários não estão rendendo o que se esperava deles? Conheça essa ferramenta e saiba como a avaliação de desempenho pode mudar seu cenário atual para melhor

O desempenho dos funcionários de uma organização é uma preocupação de todo gestor que busca o melhor para o seu negócio. Afinal, o desempenho deles está relacionado diretamente com as metas organizacionais e principalmente com o faturamento da empresa: funcionários com desempenho baixo produzem menos, vendem menos e geram menos lucro para a empresa. Assim, avaliar o desempenho dos mesmos e identificar onde eles podem melhorar pode contribuir muito para o crescimento de seus resultados.

Explicando de forma resumida, a Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que visa avaliar a atuação do funcionário dentro das funções atribuídas a ele. Independente da maneira em que ela é realizada, traz insumos para que o gestor possa saber como um funcionário está atuando dentro da organização e acompanhar o seu desenvolvimento. Dentre seus benefícios, podemos citar:

  • Auxílio ao gestor na identificação dos grandes talentos presentes na organização, através dos pontos fortes dos colaboradores;
  • Identificar os pontos fracos dos mesmos e ajudar em um plano de ação para sanar esses problemas;
  • Permitir aos funcionários que conheçam melhor as expectativas da organização e dos gestores sobre o seu trabalho;
  • Justificar transferências, promoções, aumentos salariais, entre outras ações tomadas pela empresa.

Para a implementação dessa forma de avaliação, os gestores devem escolher uma forma de avaliação que melhor se encaixe com a realidade da empresa e, a partir daí, definir os critérios a serem avaliados, sejam eles relacionados com as entregas dos funcionários ou aspectos comportamentais dos mesmos no dia-a-dia do trabalho e nas relações com os outros funcionários da empresa. Geralmente essa avaliação é feita em formato de questionário.

Após a avaliação ser realizada e o gestor tiver acesso aos resultados, esses devem ser repassados aos funcionários através de um feedback com os mesmos, onde são apresentados seus pontos fortes e os de melhoria, além de trabalhar com eles como melhorá-los, definindo ações a serem tomadas e metas a serem cumpridas para que eles saibam que estão tendo avanço na busca por melhoria. Além disso, seu superior deve acompanhar se as atitudes estão sendo tomadas e se está tendo avanço no desenvolvimento do funcionário, ao invés de esperar a próxima avaliação de desempenho. Isso evita que o feedback da avaliação não tenha efetividade.

Funcionários cientes de seu desempenho saberão onde podem melhorar, aumentando sua performance e trazendo mais frutos para a organização, que ira manter uma equipe de alto rendimento repleta de destaques no seu quadro de pessoal. Sendo assim, se deseja agregar talentos à sua organização através da análise crítica de seus funcionários e gestores, a Avaliação de Desempenho é o caminho!

Compartilhe este artigo