É fato que estes dois fatores são determinantes para o bom andamento de uma organização. Ter funcionários exercendo suas funções com dedicação, determinação mas sobretudo satisfação e motivação influencia diretamente nos resultados da empresa, uma vez que o clima organizacional está diretamente ligado à isto. Por isso, estar atento às características de um bom clima é imprescindível. Dentre algumas características, estão: transparência, trabalho em equipe e reconhecimento.
Nesse contexto, a pesquisa de clima, é uma das ferramentas utilizadas para averiguar como está o estímulo dos membros da empresa, sendo fundamental quando se trata deste assunto. Tendo em vista que, a maneira como o funcionário se porta dentro da organização definirá o desenvolvimento da mesma.
Qual a necessidade das empresas se adaptarem ao cenário atual?
Sabe-se que neste período de crise, os funcionários podem ficar desmotivados e acarretar a consequente diminuição da satisfação. Seja por conta da remuneração não satisfatória ou até mesmo pelas circunstâncias do trabalho. Neste viés, o empoderamento da liderança é primordial, visto que, tendo uma liderança forte, a empresa pode, ao invés de mostrar desequilíbrio, proporcionar resiliência emocional dando suporte aos colaboradores que tem medo de demissão.
Contanto que a empresa crie meios que se adaptem à realidade que vivenciamos, espera-se que dessa forma, possibilite que os membros continuem se desenvolvendo mesmo em momentos de crise.
Frente a isso, como se adaptar?
Algumas sugestões:
Lara Morais Zacaroni