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Ufla Júnior

Como ajudar a sua empresa a superar uma crise econômica?

27 de Maio de 2020 8:51

A crise do coronavírus veio silenciosa. Ninguém imaginou que o ano de 2020 seria marcado por uma pandemia que pararia o planeta todo. O mundo dos negócios foi afetado diretamente e saber agir em situações como essa é essencial. Por isso, nós separamos algumas dicas para a sua empresa sobreviver a crise do Coronavírus.

1. Renegocie contas.

Reveja com seus fornecedores, com os donos do aluguel (se esse for o seu caso), renegocie tudo o que puder para conter suas despesas. Tente ao máximo reduzir seus custos fixos, comece reduzindo a carga horária, dando férias coletivas para funcionários, diminuindo da conta de energia. É importante também prever as despesas que existirão dentro desse período e poupar gastos que não sejam imprescindíveis.

2. Motive seus funcionários!

Motive seus empregados a vestir a camisa da empresa! Mostre para eles que juntos vocês conseguirão suportar essa crise!
Mantenha sempre uma
boa comunicação e desenvolva uma relação de confiança com eles. É necessário também acompanhá-los de perto, mesmo que alguns tenham aderido ao home office, por exemplo.

3. Acompanhe o Fluxo de Caixa.

A maioria dos empreendedores não acompanha seu fluxo de caixa. É importante buscar todos os custos que podem ser cortados, despesas que podem ser diminuídas e principalmente as dívidas ou parcelas que podem ser negociadas. Separe seus custos por categoria! Para mais informações sobre Fluxo de Caixa, nós temos um post aqui no Blog explicando como fazer e qual a sua importância.

4. Não pare durante a quarentena!

Apesar de estarmos isolados fisicamente, o meio digital e as redes sociais estão disponíveis e sendo muito utilizados durante esse período! Aproveite esse momento para investir em um bom marketing digital. Apesar de já ter sido bastante eficaz, a divulgação boca a boca já não tem sido mais tão efetiva. Esse tipo de investimento além de te auxiliar nesse momento, poderá mudar o rumo do seu negócio para além da quarentena!

5. Adapte seu produto!

É importante buscar maneiras de adaptação para a epidemia. Cada negócio precisa estudar maneiras de alavancar seus produtos e vendas, mas também de limitar a transmissão. É preciso também orientar seus clientes das medidas de prevenção a serem tomadas. Mostre que você se preocupa com a saúde de seu consumidor!

6. Não tenha medo de mudanças!

Invista na capacitação de seus funcionários e na qualidade de seu produto. Trabalhe com sua equipe para desenvolver um atendimento satisfatório, além de focar nas áreas que serão mais utilizadas pela sua empresa durante esse período. Invista na criatividade e na internet, explore seu lado criativo e posicione sua empresa digitalmente nas redes sociais. Lembre-se de que investir na divulgação online e criar promoções para manter algum fluxo de caixa é muito importante nessa hora.

7. Aumentar as vendas nem sempre é a solução.

Com o aumento das vendas, você aumenta a demanda de mão de obra, matéria prima ou suprimentos para garantir aquela entrega e não tem segurança de que o pagamento vai ser realizado no tempo que você precisa.
Nesse caso, você poderá equacionar quem são os clientes com margem baixa e risco alto de inadimplência para, então, decidir abrir mão deles.

8. Mantenha seu cliente por perto.

Com tudo isso que está acontecendo, talvez possa acontecer de seu cliente se distanciar por um tempo. Por isso é importante sempre estarmos mantendo algum tipo de contato seja por e-mail ou Whatsapp. Uma dica válida é investir em modelo de Cadência, que alterne esses contatos, sem nunca deixar de divulgar as novidades e mostrar a importância desse consumidor para sua empresa.

Acreditamos e esperamos que essas dicas sejam úteis e realmente auxiliem todos vocês durante esse momento. Fiquem bem, fiquem em casa, se cuidem e boas vendas!

                                                                                               Cláudia Polcaro Silva

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