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Ufla Júnior

Como realizar eventos e como essa atividade pode lhe ajudar a prospectar clientes.

28 de setembro de 2018 15:10

Atualmente, os empresários enfrentam grandes problemas que interferem em sua atuação no mercado. Problemas estes, que abrangem desde a falta de consumidores nos tempos de crise, até a alta concorrência. Desta forma, é preciso adotar algumas estratégias para garantir a sobrevivência da empresa, e uma delas é a realização de eventos. Para isso, preparamos 5 tópicos que ajudam na hora de fazer um evento para prospectar clientes:

 

1- Transmissão da identidade organizacional como forma de marketing

Ao realizar eventos, é indicado aproveitar alguns momentos, seja no início, meio ou final para fazer apresentações bem elaboradas de marketing para sua empresa, expondo sobre como é o seu negócio, seus diferenciais, a missão e os valores da empresa. De modo a fixar sua marca ao ponto que as pessoas presentes no evento ao precisarem de algum serviço no ramo de sua empresa, certamente lhe procurarão.

2- Lembre-se: prospectar não é vender

Ao ir em um evento, as pessoas muitas vezes não estão preparadas para uma negociação, portanto, é necessária cautela ao abordar as pessoas, deixe que elas falem também, tire duvidas e transforme a prospecção em um diálogo. O objetivo do evento é apresentar sua empresa e seus produtos ou serviços; conhecer possíveis clientes ou parceiros futuros e começar um relacionamento pode poderá vir a ser comercial.

3- Pegue o contato das pessoas presentes no evento

Crie procedimentos que durante o evento seja possível coletar nome, e-mail e telefone das pessoas presentes, de forma que após o primeiro contato você tenha meios para se comunicar com os possíveis clientes e parceiros. Após o evento coloque-se à disposição, mande e-mails e ofereça seus produtos ou serviços de tempos em tempos àqueles que demostraram ser clientes em potencial.

4-Mostre-se disponível para novas parcerias

Novas parcerias sempre interessam as pessoas, por isso, além de só se mostrar interessado nos clientes das pessoas, oferte e mostre possibilidades interessantes para os profissionais. Isso gera um ciclo de confiança que pode não ter fim, aumentando ainda mais a chance de lucros. Parcerias não podem ser boas somente para um lado, lembre-se disso.

5-Analise da satisfação do evento

Medir a satisfação dos presentes, principalmente no que tange ao seu evento em si, é uma das atividades que muitas empresas acabam deixando de lado. Ao ouvir com atenção o feedback dos presentes, você e sua empresa irão se abrir para um universo de novas informações, oportunidades e possibilidades – ideias de melhorias que podem ser muito uteis em eventos futuros, trazendo consideráveis evoluções ao negócio.

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