Blog
Ufla Júnior

Como se organizar para trabalhar Home Office

11 de Maio de 2020 9:00

O home office refere-se ao trabalho remoto e vem se popularizando com o passar dos anos; este é um método muito adotado por autônomos pois permite horários mais flexíveis além de garantir o conforto, comodidade e maior proximidade com a família. Porém é necessário estabelecer alguns limites visto que é essencial que o indivíduo mantenha-se focado e saiba dividir os horários de forma a não atrapalhar o rendimento final.

Atualmente, com a situação imposta pelo Covid-19, muito se discute acerca das empresas virem a adotar o home office, uma vez que a pandemia as forçou as a testarem esse modelo. Por ser uma prática muito recente, é necessário um bom planejamento para a realização do trabalho no conforto de casa, o que torna muito útil uma boa organização pessoal. Seguem algumas dicas:

1) Saber separar os horários de lazer e trabalho
Isso se deve ao fato de que, muitas vezes, por se tratar de um ambiente com mais distrações do que um escritório convencional, é preciso redobrar o foco. Para isso, uma prática muito útil, é separar um local específico da casa para ser o seu escritório. Ademais, é importante separar horários próprios para o trabalho e respeitá-los visto que o descanso é importante também.

2) Cortar distrações durante o momento de trabalho
Se você mora com alguém, ou possui filhos, avise que está trabalhando para que se evite interrupções desnecessárias. Isto se torna relevante pois essas pausas atrapalham a concentração e, como consequência, influencia na eficácia do seu trabalho e pode vir a diminuir seus ganhos – principalmente se for autônomo.

3) Estabeleça metas
É algo bem relevante estipular metas, pois isso permite que você se mantenha empenhado e perceba em quais quesitos pode melhorar.

4) Tenha uma organização financeira eficaz
É recomendável que crie uma planilha; para isso você pode utilizar programas tradicionais de computador – como o Excel -, mas atualmente existem aplicativos para celular que realizam essas funções como, por exemplo, o Minhas Economias. Liste todos os seus gastos e os categorize em: gastos pessoais, gastos fixos e variáveis – vale ressaltar que é importante revisá-los mensalmente e anualmente para eliminar consumos desnecessários e diminuir excessos.

5)Não se sobrecarregue
Muitas vezes, por não possuírem organização em relação ao tempo, as pessoas acabam se sobrecarregando. Ao estabelecer mais metas do que se pode alcançar ou no caso das empresas cobrarem muito mais de seus funcionários, o resultado final de seu trabalho pode ser drasticamente afetado – além de afetar negativamente a saúde.

Em resumo, para que esse modo de trabalho funcione é necessário muita organização e foco. Dessa maneira, utilizando dessas dicas será possível melhorar o rendimento e, consequentemente, o resultado final do serviço ou produto em questão.

 

Danielly Carvalho Marques

Compartilhe este artigo