Blog
Ufla Júnior

Diagnóstico Financeiro: O controle das finanças pode ditar o sucesso do seu negócio

17 de novembro de 2018 15:43

Conhecer em detalhes o diagnóstico financeiro empresarial não é apenas uma oportunidade, mas também uma obrigatoriedade para todo bom empresário que deseja planejar e antever o futuro de seu empreendimento. Justamente por isso, mais do que desenvolver uma avaliação dessas, é indispensável dar a ela certa regularidade e acompanhamento a fim de que o diagnóstico se mantenha sempre preciso e bastante adequado a realidade corporativa de cada negócio.

O QUE É? O Diagnóstico Financeiro tem como objetivo a mensuração do desempenho e do modelo de negócios praticado pela empresa, abrangendo um período anterior ao atual (análise retrospectiva) e projeção de valores para um período posterior ao atual (análise prospectiva).

COMO É REALIZADO? É realizado por meio de análise das informações contábeis, registros em planilhas fornecidos pela empresa, informações do planejamento estratégico e entrevista com os gestores. Software SEAP do BNB (Sistema de Elaboração e Análise de Projetos) são ferramentas que podem ser utilizadas pelas empresas para realização de diagnóstico financeiro.

PARA QUE SERVE? É muito importante conhecer a saúde financeira da empresa para nortear planejamentos estratégicos, por meio de uma avaliação detalhada que previne que a empresa venha a se colocar em situações de crise ou risco.

QUANDO É REQUERIDO UM DIAGNÓSTICO FINANCEIRO?

  • Definição do valor da empresa;
  • Verificação de necessidade de aporte de recursos;
  • Conhecimento da situação atual da empresa por parte de sócios e investidores;
  • Avaliação do volume de investimentos a serem realizados por sócios e investidores;
  • Elaboração de plano e cronograma de investimentos;
  • Verificação dos resultados a serem obtidos com as novas estratégias operacionais;
  • Verificação da situação da empresa com a implementação das decisões do planejamento estratégico;
  • Elaboração de um simulador de resultados financeiros.

O segredo para o sucesso do seu negócio pode estar no controle de vendas, no estoque e fluxo de caixa, por isso, organize suas rotinas e use as tecnologias disponíveis.Então, o que está esperando? Faça já um diagnóstico financeiro e descubra de que forma sua empresa pode alavancar.

Compartilhe este artigo