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Ufla Júnior

Dicas para uma boa relação com os clientes

21 de Abril de 2020 9:01

Hoje vivemos em uma época na qual as informações são passadas de forma muito rápida, quase instantânea, e com uma grande facilidade. Diante disso, devemos saber aproveitar esse recurso e usá-lo à nosso favor, a fim de alcançarmos melhores níveis de interação com o cliente e aperfeiçoar a nossa disponibilidade diante dele.

Assim, separamos sete dicas para te ajudar nisso, vamos á elas:

  1. Ter um atendimento empático.

Quando você vai em uma loja quer receber um bom atendimento, certo? Seus clientes buscam o mesmo quando vão à sua loja ou contratam a sua empresa. Por isso, para ter um bom relacionamento com o cliente se coloque no lugar dele, pense na forma que você gostaria de ser atendido e busque colocar isso em prática.

  1. Conheça bem o cliente e seus tipos.

Somente conhecimento sobre o mercado não é o suficiente para alavancar o seu negócio, você precisa ter também um bom conhecimento do cliente quando se trata das suas preferências, anseios, necessidades, e por aí vai. Ter esse conhecimento contribui para saber exatamente como trata-lo e oferecer exatamente o que ele procura.

  1. Venda o que seu cliente quer comprar.

Sabe quando você vai à uma loja e os vendedores ficam te empurrando milhões de produtos e é uma situação muito desconfortável? É por isso que esse tipo de atitude deve ser evitado quando você tiver contato com um possível cliente. Saiba vender o que ele precisa e procure cativa-lo para que ele possa voltar a te procurar no futuro.

  1. Certifique-se que seus empregados passem confiança no que fazem.

Quando um cliente tiver alguma dúvida sobre algum produto ou serviço é ideal que o funcionário, que está em contato com o comprador, tenha total conhecimento e domínio do produto para que ele saiba explicar ao máximo e tire todas as dúvidas que existirem. Isso faz com que o cliente se sinta confiante e confie no seu negócio. Faz também com que ele sinta vontade de voltar no futuro para novas compras.

  1. Tenha pontualidade nos serviços.

Quando compramos algo ou contratamos algum serviço geralmente ficamos ansiosos esperando sua chegada para podermos disfrutar do que foi comprado. Para o seu cliente funciona da mesma forma. Portanto, procure ser pontual nas entregas ou até mesmo no suporte técnico, caso haja necessidade. Isso faz com que o cliente se sinta importante e bem quisto para a empresa, e não apenas mais uma venda.

  1. Invista em promoções para compras futuras.

É muito bom quando você volta em uma loja e ganha um desconto por não ser a primeira vez que compra lá, né? Seu cliente também vai adorar essa promoção, e por isso essa é uma ótima estratégia para manter o cliente fidelizado e garantir seu retorno. Após a primeira venda, faça um convite para futuras compras, avise-o de que ele será recompensado com um desconto, e que isso é uma forma de agradecê-lo pela confiança no seu trabalho. Essa atitude certamente aumentará o seu contato e a sua proximidade com o cliente.

  1. Procure pelo feedback.

Após concluir um serviço procure estabelecer uma forma de o cliente enviar-lhe um feedback, seja por e-mail ou pessoalmente, o importante é receber. Isso faz com que você e sua empresa saibam o que estão fazendo de certo e por onde começar a melhorar e aperfeiçoar. Mas se prepare, receber feedback não necessariamente quer dizer que ele vai ser bom, prepare-se para as negativas, porque elas podem e vão ocorrer.

Seguindo esses passos seu negócio tem grandes chances de alcançar uma boa relação e contato com o cliente. Mas lembre-se de avaliar a eficácia e o funcionamento dessas dicas em sua empresa, buscando adapta-las de acordo com sua empresa e visão de negócios.

Rafael Pereira de Oliveira

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