Blog
Ufla Júnior

Fluxograma: 4 benefícios para alavancar a sua empresa.

5 de novembro de 2018 14:03

“Não é o suficiente fazer o seu melhor, primeiro, é preciso saber exatamente o que fazer para depois dar o seu melhor” esta é uma das frases de um dos grandes protagonistas do mundo no assunto de qualidade nos processos, Joseph Jurah. O fluxograma é uma das ferramentas da gestão da qualidade. Com ela é possível mapear todos os processos que ocorrem dentro da sua empresa. Essa é uma ferramenta utilizada na UFLA Jr. e que pode trazer benefícios importantes para sua empresa:

  • Visão macro:

Você sabe todos os processos que ocorre em sua empresa? E seus colaboradores?

Um dos benefícios do fluxograma é o auto conhecimento. Com o mapeamento dos processos de sua empresa, você e seus colaboradores terão uma visão macro de o que deve ser feito, quem deve fazer, os principais momentos de decisão, qual o volume de trabalho, como flui a informação, desperdícios e pontos fortes e fracos do processo.

  • Indicadores:

Willian Edwards Deming uma das grandes mentes que revoluciono a ideia de qualidade nos processos das empresas disse “o que não é medido não pode ser gerenciado”. E como uma empresa, pode desenvolver indicadores de qualidade, produção e outros, sem o minimo de conhecimento a cerca de seus processos? O fluxograma facilitará a visualização de cada etapa, o que consequentemente influenciará no desenvolvimento de indicadores que estejam de acordo com a realidade da sua empresa visando um melhoramento continuo de cada um de seus processos.

  • Eficiência:

Segundo Peter Drucker, eficiência é fazer certo um processo qualquer.  Já segundo Leandre Vieira, ser eficiente é fazer mais com menos. Unindo as duas visões, eficiência é fazer um processo da maneira certa, ou seja, com a menor quantidade de recursos possíveis. Com o autoconhecimento adquirido pelo fluxograma, você pode identificar atrasos, gargalos e desperdícios durante os processos, que podem facilmente ser resolvidos. Gerando na sua empresa maior eficiência, ganhos de recursos, como tempo e dinheiro.

  • Gestão do conhecimento:

Segundo Drucker (1990), gestão do conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação às outras para gerar lucro e garantir sua sobrevivência e expansão no mercado.

Portanto com o mapeamento dos processos da sua empresa, você produzira conhecimento, e este agregará no serviço de cada um de seus colaboradores, pois com o fluxograma eles terão o discernimento de o que deve ser feito e por quem deve ser feito. Vale também salientar que os registros de dados que possam surgir com o desenvolvimento do fluxograma e suas atualizações se tornarão insumos importantes para tomada de decisões na sua empresa.

Compartilhe este artigo