Blog
Ufla Júnior

Gente e Gestão e seus 5 pilares

11 de novembro de 2018 19:55

Gente e gestão esta se tornando cada vez mais efetiva nas organizações, pois é a área específica para gerir pessoas e motivá-las para que alcancem seus objetivos, tanto pessoal como profissional, fazendo assim com que os colaboradores estejam satisfeitos e que a organizações tenham resultados positivos. Para auxiliar a conseguir alcançar os objetivos desejados, a UFLA Júnior mostra os 5 pilares para uma gente e gestão eficiente.

1-Motivação

Se um funcionário estiver desmotivado, ele renderá menos e a qualquer oportunidade ele poderá sair da organização. A saída de um colaborador e a busca por outro é um processo que gera um custo alto.Com isso, é necessário conhecer cada profissional da empresa e suas motivações, bem como o plano de carreira, incentivos financeiros e propósitos na empresa, pois cada pessoa tem suas motivações e reage de forma diferente a elas. Uma maneira de manter os profissionais motivados seria o reconhecimento dos objetivos alcançados e a realização de feedbacks frequentes.

2-Comunicação

A comunicação dentro de uma organização precisa ser eficaz. Para essa comunicação ser efetiva, pode- se implementar ferramentas para agilizar esse contato disponibilizar informações para todos, pois as respostas precisam ser rápidas e ágeis, as demoras podem significar perda de dinheiro.

3- Trabalho em equipe

Em uma organização encontram-se pessoas de diferentes opiniões, personalidades, valores e habilidades. Com a integração dessas diferenças, o trabalho em equipe traz resultados mais eficientes. Por isso, estimular esse tipo de trabalho deve ser uma estratégia da empresa para aumentar a efetividade e satisfação, além de ser uma oportunidade de socialização entre os colegas, obtendo um bom ambiente de trabalho.

4- Conhecimento e Competência

Para que a organização alcance suas metas, é necessário que seus profissionais possuam conhecimentos e competências. Essa seleção deve ser feita a partir do processo seletivo, através da comunicação e do conhecimento dos pontos fortes e fracos de cada candidato e incentivando treinamentos e capacitações dos funcionários para que desenvolvam esses aspectos.

5- Treinamento e desenvolvimento

Os funcionários precisam estar sempre se atualizando, aprendendo e aperfeiçoando. Para que isso ocorra, a área de gente gestão da empresa precisa estimular seus profissionais, podendo ser através de cursos, treinamentos e palestras. Com o crescimento dos membros e seus respectivos e conhecimentos, o sentimento de valorização irá refletir na eficácia da organização.

Compartilhe este artigo