Blog
Ufla Júnior

Gestão de Clima Organizacional: Contribuindo efetivamente para alavancar seus resultados

18 de Fevereiro de 2019 13:43

Gerenciar o ambiente organizacional com certeza não é uma tarefa fácil, mas leva o gestor a alavancar os resultados de sua organização juntamente com seus funcionários, portanto trabalhar esse aspecto e manter um bom ambiente dentro de sua empresa é fundamental para que donos e funcionários sigam, em sintonia, a trajetória do alto desempenho.

Para ajudar no melhor entendimento do ambiente organizacional, em todos os aspectos, e traçar estratégias de aperfeiçoamento do mesmo que sejam efetivas para alavancar os resultados, exitem três dicas a seguir que são fundamentais:

1- Conhecimento dos objetivos e estratégias da empresa: apesar de soar como uma dica óbvia, é comum os pequenos e médios empresários buscarem ferramentas de gestão de clima organizacional prontas na internet para aplicar na empresa, o que diminui drasticamente as chances de ela ter o efeito desejado. Cada empresa possui objetivos e estratégias diferentes, e analisar o ambiente organizacional de seguindo um padrão feito por alguém que nem a conhece, dificilmente vai trazer a resposta que eles procuram. O gestor responsável por essa análise deve conhecer claramente os objetivos e estratégias da empresa para saber quais insumos são relevantes e devem ser coletados.

2- Abertura para mudanças: abordar pontos em que o gestor não está disposto ou não possui verba suficiente para mudar pode ser uma má decisão caso esses pontos não estejam sendo bem vistos pelos funcionários, pois de início irá gerar expectativa com relação a esses pontos serem trabalhados dentro da organização e, em seguida, frustração ao perceber que nada irá mudar. Antes de coletar os dados, deve ser alinhado o que vai ser abordado e o quanto a organização está disposta a investir em mudanças nesses pontos.

3- Soluções práticas: apenas a pesquisa de clima não irá resolver os problemas que podem aparecer, pois sua abordagem acaba sendo mais psicológica. É preciso, com os insumos coletados, trazer soluções práticas para a organização através de programas que fomentem um comportamento produtivo e reduzam o estresse e a resistência existentes no ambiente organizacional.

Compartilhe este artigo