Blog
Ufla Júnior

Gestão Financeira na sua empresa!

22 de julho de 2020 13:38

Todo empresário sabe a importância de manter uma boa gestão financeira e um fluxo de caixa organizado. Apesar de muitos considerarem saber o que é uma gestão financeira ainda assim cometem erros simples. Portanto para possuir uma boa gestão é necessário entender o conceito que pode ser definido como uma série de ações e procedimentos de gestão, envolvendo o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. Já o fluxo de caixa pode ser definido como uma ferramenta de gerenciamento financeiro e é usada para planejar todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa no futuro e indica o saldo de caixa durante o período de planejamento.

Sendo assim existem boas formas de manter uma gestão mais eficiente. Em primeiro lugar, o dono deve separar totalmente contas da empresa e despesas pessoais, quando se trata de pequenos e médios negócios torna-se muito comum misturarem as despesas algo não recomendável visto que em longo prazo pode comprometer a estabilidade do estabelecimento. Além disso, para manter um fluxo de caixa eficiente é muito importante mantê-lo organizado, principalmente por meio de planilhas online, como no Excel, pois isso permite a visualização das entradas e saídas durante os meses além de permitir um uso favorável da tecnologia já que estas tabelas diminuem os erros de soma já que o programa faz de forma automática e por ser gratuita não acrescenta gastos.

Além disso, para um fluxo de caixa mais eficiente é importante anotar todas as entradas e saídas de cada mês, mas apenas de entradas reais, pois se um cliente vai pagar em dez parcelas não anote antes de receber o dinheiro, ainda também anotes as entradas e saídas de forma bem específica e de fácil entendimento para que não ocorram confusões e imprecisões.  Dessa forma, o monitoramento diário do movimento do fluxo de caixa ajuda a evitar acidentes. Afinal, esse processo permite planejar e prever situações complexas e tomar medidas antes que elas aconteçam. Sendo assim, o gerenciamento financeiro da sua empresa é sempre seguro.

A importância dessas ações se deve ao fato de que possibilita a projeção de gastos futuros visto que valores fixos como aluguel, contas de água, energia e entre outros por serem gastos fixos deverão constar em todos os meses no fluxo de caixa e são essenciais para que o negócio continue funcionando. Com isso, o principal objetivo do fluxo de caixa é controlar todas as transações financeiras em uma empresa, incluindo entradas e saídas de capital. Sua administração é realizada regularmente, diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, indicando ao gerente de negócios o tempo adequado e necessário para aplicar, dominar ou determinar o período futuro, durante esses períodos, mais atenção deve ser dada à empresa.

Como dito anteriormente é muito importante separar as contas pessoais das contas da empresa, para isso é necessário que o dono defina um valor fixo para o seu salário e que nunca retire mais do que o programado, pois no futuro pode causar um descontrole e com isso causar prejuízos. Ademais, é preciso entender que uma boa organização do fluxo de caixa e da gestão financeira permite uma análise permitindo bons benefícios como a de realizar com que o negócio prospere e reduzir riscos de uma má gestão visto que os dados estarão organizados de forma adequada.

Compartilhe este artigo