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Ufla Júnior

Parcerias: aprenda o que são, como fazer e a importância para o seu negócio.

3 de junho de 2020 10:19

Primeiro é preciso entender o que é uma parceria, que nada mais é do que a cooperação entre diferentes organizações, com o objetivo de proporcionar benefícios mútuos entre as partes envolvidas.

As parcerias devem permitir às micro e pequenas empresas, sem grandes investimentos, penetrar em diferentes mercados, além de aumentar a notoriedade e participação nos já existentes, inclusive o internacional. Elas também possibilitam a melhora dos processos e a potencialização de inovações e tecnologias, e fazem com que as empresas se tornem mais competitivas a nível dos custos das suas operações.

Outro ponto importante a ser destacado é que as parcerias devem estar em harmonia com as estratégias da empresa. Elas são instrumentos facilitadores e otimizadores para alcançar o sucesso organizacional. Portanto, os bons resultados de uma parceria dependem não só das condições do mercado e dos concorrentes, mas também da disponibilidade dos gestores das empresas parceiras em cooperar uns com os outros, agregando valor à aliança e havendo confiança entre eles e a consciência de que os objetivos a serem alcançados são semelhantes.

Existem dois principais tipos de parcerias empresariais:

Terceirização de atividades: esta funciona da seguinte maneira: uma empresa se alia a outra para oferecer benefícios que agreguem valor a marca. As principais vantagens desse processo são a redução de custos com equipamentos e profissionais, eliminação a burocracia e alívio das funções operacionais de um negócio, além de gerar mais empregos, ela também pode ser uma boa alternativa financeira para os envolvidos.

Incubadoras de empresas: essa é uma excelente alternativa de parceria entre negócios para empresas que estão iniciando sua trajetória no mercado e ainda estão desenvolvendo seus projetos. As incubadoras buscam auxiliar as pequenas empresas, oferecendo um suporte técnico especializado para ajudar os novos negócios a se consolidarem no mercado, inovando e apresentando novos produtos e serviços para os consumidores.

Entre as vantagens de estabelecer parcerias estão:
• adquirir clientes da parceria e vice-versa;
• custo para desenvolver ações de marketing e publicidade baixo;
• maior número de vendas;
• aumento da produção do seu negócio;
• abertura de oportunidades para fechar novas compras a um preço mais acessível;
• compartilhamento de tarefas envolvendo gestão e produção de produtos e serviços;
• diminuição no tempo de realização das tarefas;
• redução de custos;
• aumento das vendas;
• oferta de produtos e serviços por um preço mais em conta;
• criação de promoções;
• melhor identificação dos potenciais clientes;
• proximidade ao consumidor final.

Lembre-se que os bons resultados surgem apenas quando ambas as empresas estejam motivadas a crescer no mercado, agregando mutuamente valores as suas marca. E ai, já está pronto para colocar essa nova dica em prática?

Cláudia Polcaro Silva

 

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