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Ufla Júnior

Pesquisa de Mercado: quais os benefícios dessa ferramenta para a sua empresa?

22 de outubro de 2018 15:19

O QUE É? A Pesquisa de Mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para entender em profundidade as necessidades da empresa, obter vantagens competitivas, identificar oportunidades e problemas inerentes á área de atuação da empresa, além de servir para orientar durante a definição de estratégias e nos processos de tomada de decisão.

PORQUE FAZER? A Pesquisa de Mercado fornece diversas informações essenciais para o planejamento estratégico da empresa. Pode fornecer dados relevantes em diversas áreas, como por exemplo:

– Mensurar a satisfação do público em relação aos produtos e serviços oferecidos;

– Identificar qual a opinião e percepções que o público-alvo tem sobre os serviços e produtos;

– Avaliar a qualidade e o desempenho dos produtos ou serviços;

– Detectar novas tendências de mercado e enxergar novas oportunidades;

– Identificar demandas ainda não atendidas pelo mercado;

– Identificar os canais de mídia efetivos para atingir o público-alvo;

– Conhecer a concorrência;

– Avaliar a credibilidade, engajamento e outros fatores da empresa;

– Identificar como foi à percepção e a reação do público às campanhas de marketing;

– Avaliar quanto o consumidor está disposto a pagar por seu serviço ou produto;

– Avaliar proposta de valor para auxiliar na precificação;

– Pesquisar onde o consumidor compra e quais canais preferem;

São inúmeras as informações que o empresário pode obter com uma Pesquisa de Mercado bem executada.

COMO É REALIZADA? A pesquisa de mercado inicia-se com uma reunião, na qual o empresário juntamente com a equipe de consultores irá identificar quais são os objetivos que se pretende atingir. Os passos da Pesquisa de Mercado são:

1° Passo:Definir o objetivo da pesquisa: qual a finalidade da sua pesquisa? O que pretende descobrir com essa pesquisa?

2° Passo: Definir o público-alvo da pesquisa a partir dos objetivos: aquem a sua pesquisa é destinada?Aos consumidores, fornecedores ou concorrentes?

3°Passo:Determinar a amostra da pesquisa: quantas pessoas irão responde as perguntas de forma a representar o público alvo da pesquisa?

4° Passo:Elaboração do questionário: deve conter todos os aspectos que se deseja analisar.

5° Passo:Aplicação do questionário, através de coleta de respostas face a face, por telefone, via e-mail ou site, entre outros recursos.

6° Passo: Análise dos resultados, através de tabelas, gráficos, cruzamento de informações e outros subsídios que serão importantes para gerar insights.

As informações obtidas por meio da Pesquisa de Mercado são muito valiosas. São esses dados que permitem ao gestor adotar estratégias com mais assertividade, aumentando as chances de sucesso da empresa. Então, o que está esperando? Faça já uma análise de mercado e descubra de que forma sua empresa pode alavancar.

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