Blog
Ufla Júnior

Veja qual a importância do setor P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para sua empresa!

7 de dezembro de 2018 13:33

O que é P&D?

Pesquisa e desenvolvimento (P&D), tem um significado comercial muito importante, sendo  da associação tradicional com pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com intuíto de desenvolver materiais ou ferramentas afins de suprir a demanda do mercado, aprimorando cada vez mais os processos de sua empresa com um menor custo gerando grandes resultados.

O que o compõe P&D?

Os Departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) dentro das organizaçõesdevem ser compostos por profissionais de alto conhecimento técnico,capazes de teorizar produtos comercializáveis e que possam trazer benefícios ao consumidor final. Para essa tarefa, as fontes podem ser variadas, inclusivepodendoaté mesmo participações externas.

Qual a sua influência?

A presença de um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é uma forma de garantir a competitividade, fornecendo produtos e serviços em constante evolução. Todavia, ignorar sua importância é dar uma chance aos seus concorrentes para superá-lo.Atualmente, podemos ver a forte influência de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)principalmente em ramos de Consultoria, Tecnologia da Informação, ConstruçõesCivis, Alimentício, entre outros, pois há muitas variações e características de nicho, dessa forma, a equipe de P&D pode se concentrar em desenvolver um material ou ferramenta de grande utilidade sendo durável, com intuito de aprimorar processos de sua empresa suprindo a demanda do mercado.

Contudo, na contemporaneidade o mercado está cada vez mais competitivo, onde empresas tendem a necessidade de procurar oferecer produtos e serviços com muita qualidade além de gerar um menor custo possível para si. Logo, setores de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) são cruciais para contribuir, evoluindo de maneira eficiente cada vez mais seu negócio, onde são compostos por profissionais que sempre estão criando novidades ou melhorando materiais e ferramentas já existentes, para uma gestão efetiva o que diminui custos e acelera resultados. Além de ser uma forma de garantir a competitividade de um fabricante, fornecendo produtos em constante evolução. Caso sua empresa não possua uma área destinada para pesquisa e desenvolvimento e já fabrique um produto ou serviço, sugira a criação de um e verá os resultados se multiplicando!

Compartilhe este artigo