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Ufla Júnior

Você sabe o que é Empowerment?

29 de outubro de 2018 15:00

Você sente que seus funcionários estão envolvidos no processo decisório da empresa, contribuindo para o desenvolvimento da mesma? Sua empresa proporciona um ambiente que provê autonomia aos funcionários para oferecer soluções de forma a minimizar problemas e maximizar seus resultados, promovendo um ambiente participativo? A essa prática, dá-se o nome de empowerment e, se implementado na cultura organizacional da empresa, permite uma maior satisfação por parte dos funcionários e agilidade nas decisões de trabalho.

A ideia do empowerment é reduzir processos burocráticos dentro da empresa, diminuindo o tempo de resposta dos processos que a empresa realiza. Quando seus funcionários conseguem identificar uma forma mais ágil de executar seu papel ou alguma atividade, sugerem novas ações ou formas de executar as ações que realizam. Essas ações, caso aumentem de fato a eficiência de seu trabalho, são disseminadas para a empresa, contribuindo para o desenvolvimento da organização. Ao ver seu trabalho sendo reconhecido, sua satisfação com o mesmo tende a aumentar, além de incentivar outros funcionários a estarem contribuindo com suas ideias também, tornando esse um ciclo benéfico para a empresa.

Apesar de seus benefícios, é necessário ter cautela ao implementar essa cultura na empresa, de forma a não ocorrer um efeito contrário. Deve ser levado em consideração tanto o comportamento dos funcionários quanto dos líderes ao lidar com essa forma de trabalho, além do conteúdo do trabalho a ser realizado por eles e do contexto da empresa. Saber a percepção dos funcionários sobre o clima organizacional da empresa atualmente além do conhecimento da estrutura organizacional da mesma é fundamental para o sucesso dessa cultura.

E aí, como você vê a ideia do empowerment na sua empresa?

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