fbpx

A importância do relacionamento com stakeholders

Stakeholders (ou em português, parte interessada) são todos os indivíduos ou
organizações que estão direta ou indiretamente ligados à sua empresa ou instituição e que
podem contribuir para que sua empresa alcance os resultados esperados. Logo, o
desenvolvimento de uma relação saudável com todas as partes interessadas em seu negócio
pode se tornar uma vantagem competitiva perante o mercado.

Portanto, é preciso entender os tipos de stakeholders, sendo eles classificados como
diretos e indiretos.

  • Diretos são àqueles que possuem contato direto com seu
    negócio, como: Clientes, Fornecedores, Funcionários, Concorrentes; e que desempenham um
    papel fundamental na tomada de decisão de um administrator em relação à sua empresa.
  • Indiretos são àqueles que possuem contato indireto com o negócio,
    mas são de alguma forma afetados positiva ou negativamente em decorrência das atividades
    da empresa, como: Governo, Comunidade, Instituições financeiras e reguladores.

Dessa forma, é preciso considerar o relacionamento que o administrador deve ter com
cada stakeholder, a fim de promover a satisfação, compensação financeira ou postura ética, de
acordo com a demanda de cada grupo interessado.

Com isso, manter um equilíbrio entre os stakeholderes, de acordo com suas
respectivas demandas, propicia à empresa alcançar seus resultados com uma maior facilidade
em relação aos seus concorrentes, formando assim uma vantagem competitiva.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest