Entenda o que é o funil de vendas e como funciona suas etapas, além de sua importância e vantagens para uma empresa.
Funil de vendas ou Pipeline é a representação das etapas que seus potenciais clientes passam, desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação da compra. Normalmente estas etapas são dividas em três partes (que podem ser subdividas), sendo elas:
- Topo de funil
Nesta fase, seu futuro cliente descobre que possui a necessidade de algo ou tem algum problema a ser resolvido. Portanto, o seu papel é educá-lo, ou seja, despertar a consciência dele sobre a necessidade ou seu problema e mostrá-lo com isso o afeta, expondo possíveis soluções.
- Meio de funil
Ao descobrir que possui uma necessidade ou um problema e existe solução, o cliente passa por um processo de julgamento. Por isso, aproveite o momento para descobrir se cliente está disposto a investir seus recursos para o serviço ou produto oferecido, respeitando seu tempo, mas sempre agilizando o processo.
- Fundo de funil
Nesta fase, mostre a capacidade da sua empresa e fatores que vale a pena todo investimentos que trarão resultados, ou seja, agregue valor ao serviço ou produto oferecido.
Podem ser incluídos nesta fase, o pós-venda e a fidelização do cliente.
Importância e vantagens do funil de vendas
Através do funil de vendas é possível conhecer a trajetória de compra e os anseios do cliente. Possibilitando o alinhamento entre os setores de vendas e marketing, auxiliando-os a gerar taxas de conversões melhores.
Podendo ser citadas inúmeras vantagens como aumento na produtividade, otimização da gestão, obtenção de feedbacks e maior aproveitamento de oportunidade de negócios.
Karoline Morais Silva